Abigail Vasthi

Abigal Vasthi é pintora, escritora, poeta e fez de Búzios sua pátria.

É no ateliê da Rua das Pedras que ela cria sua arte e recebe amigos e clientes.

Vibrantes, as telas de Abigail mesclam realidade e ilusionismo. Expostos em seu ateliê carinhosamente chamado “S´essa rua fosse minha…”, os quadros reúnem coloridos guarda-sóis e generosas formas femininas, as marcas registradas da artista. Trabalhos em cerâmica também fazem parte do talento de Abigail, nascida no estado do Rio e radicada em Búzios há mais de 30 anos.

Inspirada nos movimentos e nas tendências artísticas do século XX, como Expressionismo e Fauvismo, a temática das obras de Abigail é o feminino, seja na figura da mulher, seu corpo, suas vestes ou até mesmo nos guardas-sois com suas formas redondas.

Em toda sua obra, as personagens são anônimas, sem rosto e sem razão de ser, fora de tempo e lugar.

No entanto, trazem consigo a força de uma pergunta não respondida, uma interrogação, uma provocação, refletindo a opressão sofrida durante toda a história pela mulher.

E foi de lá que construiu uma sólida carreira como artista plástica, no Brasil e no exterior.

Abigail é uma pintora assumidamente figurativa, que nunca se deixou seduzir por modismos ou apelos comerciais.

A artista trabalha com cores fortes, contrastes violentos e composições insólitas e seu trabalho não se encaixa em escolas, sendo sua técnica ampla e madura, ora usando acrílico sobre tela ou tecidos com estampa, ora óleo acrílico e pigmentos.

Ela também estudou desenho e pintura na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, e também na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Ao longo de 40 anos de trabalho, já realizou mais de 30 exposições individuais. Além de São Paulo e Rio, suas exposições fizeram sucesso nos Estados Unidos, na Argentina, na Suíça, em Portugal e na Alemanha ao apresentar quadros com cores fortes, flores, formas arredondadas e corpos sem rostos – uma maneira da artista mostrar a força e a energia feminina, que pode ser encontrada em qualquer parte do mundo.

Abigail Vasthi